Hamlet,de Shakeaspeare


Hamlet,um clássico de Willian Shakeaspeare,uma das melhores e mais complexas histórias que já li,um texto teatral fantástico na minha humilde opinião.
“Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas, e vos fizer sair       delas, ó povo meu.” ( Ez.37:13)

     Quem nunca se perguntou: O que é o homem, ora tão criativo e capaz de atos do mais sublime amor, ora protagonista das mais vis atrocidades ?
     Quantas vezes ouvimos notícias sobre políticos, pessoas comuns e até nosso próprio comportamento e nos perguntamos: como fomos capazes de tal coisa? A alma humana abriga muitos adjetivos - abismo de escuridão, mas ao  mesmo tempo capaz de atos de amor, misericórdia e bondade. Onde nasce a ganância, corrupção, intrigas, esse lado obscuro do ser?
   A morte presente em cada ato humano,  um corpo que carrega uma alma que se angustia diante da vida... Por que tal sofrimento? De onde vêm tais ânsias? Por que tanta gente deprimida?
     Sobre que pilares e fundamentos está construído o ser humano? Que verdades norteiam o homem e seus feitos? É possível julgar as pessoas pelos seus atos?  É possível conhecer alguém de fato? Em que se sustenta a vida?
 Hamlet é uma viagem ao interior de um homem profundamente angustiado por não poder confiar em ninguém e por saber que vivia num mundo construído mais sobre mentiras e aparências do que verdades.
     Foi escrita entre 1600 e 1602 e impressa pela primeira vez em 1603.
     Tudo começa quando o espectro de seu pai aparece e pede vingança. Segundo o fantasma, o irmão Cláudio, agora rei em seu lugar e casado com a rainha, o teria envenenado. Desde então, Hamlet perde o equilíbrio interior e passa a planejar a vingança. No entanto, o jovem príncipe, é tomado por dúvidas atrozes. Sua decisão de vingar a morte do pai é sempre adiada.
Polônio, conselheiro de Cláudio é o pai de Laertes  e Ofélia a quem Hamlet parece amar. Polônio presume que os devaneios do amor estão deixando Hamlet louco e informa isso a Cláudio, Gertrudes e também a Ofélia, pedindo à filha  para esquecê-lo. Mais tarde Hamlet acaba rompendo com Ofélia.
     Hamlet em discussão com sua mãe Gertrudes, mata Polônio pensando ser cláudio, quando aquele estava atrás de uma cortina. Desde então Ofélia, demente em luto pelo pai, fica a vagar, e acaba suicidando.
      Laertes enfurecido com a morte do pai e triste com a situação da irmã é convencido por Cláudio de que Hamlet é o único culpado, Cláudio propõe a Laertes uma luta de espadas entre ele e Hamlet, onde Laertes usaria uma espada envenenada, sendo que será oferecido ao príncipe uma taça de vinho com veneno, se o plano da espada falhar.
A tragédia, como modalidade dramática, mostra que apesar da limitação, o homem é uma grande possibilidade. Há sempre quem sobrevive para contar a história do herói morto. A tragédia é uma forma de lembrar ao homem  da sua mortalidade, sua  falha trágica, e o pretenso pode que habita os palácios, corroído pela hipocrisia “ .. mas caro irmão não faças como alguns desses pastores que aconselham os outros o caminho do céu... enquanto eles seguem ledos  a estrada dos prazeres, sem dos próprios conselhos se aperceberem.”
Hamlet é a tentativa humana, a fragilidade humana em busca de algo mais sólido. Sua falha é a sua indecisão, o não agir quando necessário. Embora seja o responsável pela morte de muitos ao seu redor , o homem/hamlet é também a própria esperança. A sua história será recontada por Horácio, o amigo fiel, o sobrevivente. A razão operante, a vida que continua, mesmo que imperfeita. Pode ser que pelo seu exemplo, outros não incorram no mesmo erro.
Ser ou não ser, eis a questão: viver ou morrer diariamente, ser comido pelos vermes que habitam sob o pó da existência, ou beber do veneno da vida aparente, vida que é morte, vida que é sombra, espectro, ilusão da mente, engano do coração angustiado.A primeira vez que li Hamlet me pareceu um texto um tanto confuso,mais por fim um excelente texto pra se ler,atuar,estudar e levar pra vida artista ou não.

1 comentários:

Stephany Laura disse...

Hamlet, é um dos que pretendo ler logo. Eu considero as obras de Shakespeare uma leitura obrigatória. :)

Postar um comentário